Tenho convivido com diversas situações onde os treinamentos são postos em cheque. Os eventos acontecem, mas os resultados aparentemente não são os esperados.
Em uma visão pragmática, resultado é uma consequência de performance. Uma das consequências da melhoria de performance é a capacitação da sua equipe. Mas quais seriam as outras?
Estudando e experienciando este assunto percebemos que existem 2 gaps na pirâmide do conhecimento.
- A sua equipe entende as informações que chegam para ela, seja no treinamento presencial, online, mobile ou até mesmo em uma simples comunicação?
- O microambiente do colaborador que conseguiu transformar as informações em conhecimento está preparado para que este possa agir de acordo com os novos conhecimentos?

De informação para conhecimento
Para potencializarmos a quantidade de informação que se transforma em conhecimento precisamos deixá-la mais visual, de acordo com as pesquisas de Chandler and Sweller (1992); Vogel (1985); Oppehem et al (1981).
Esta recomendação está inteiramente de acordo com a definição de DESIGN DA INFORMAÇÃO – desenvolver documentos que sejam compreensíveis, precisos, rapidamente recuperáveis, e fáceis de serem transformados em ações efetivas.
O resultado da junção destes dois conceitos – linguagem visual e design da informação – é o que chamamos de VISUAL THINKING.
De conhecimento para ação
Para potencializarmos a quantidade de ações catalisadas pelo conhecimento adquirido é necessário preparar o ambiente para que o colaborador possa executá-las. Neste sentido, o alinhamento das ações esperadas com os agentes influenciadores (líderes, stakeholders e eventualmente mesmo com os clientes finais), passa ser um fator crítico.
Informação, conhecimento e ação!
Juntando tudo, podemos definir que a proposta de ações esperadas é o objetivo primário do treinamento e quando este for submetido aos agentes influenciadores o resultado deste alinhamento será o objetivo final do seu treinamento.
Após o alinhamento das ações esperadas é preciso definir como mensurá-las. Quais são os indicadores de performance que demonstram que as ações estão sendo executadas. E logo após é preciso definir o nível de melhoria dos indicadores, ou seja, qual a meta de cada indicador.
A área de treinamento tem um papel importante de mobilização. É papel dela integrar todos agentes influenciadores para que as ações possam ser executadas no dia a dia e o projeto tenha o resultado esperado.
[contact-form-7 id=”720″ title=”Newsletter RD Station”]