Você sabe como fazer o levantamento de necessidade de treinamento e qual é a importância dele?
Grandes empresas investem em treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D), pois acreditam nos benefícios que isso pode gerar para a instituição. Mas, você sabe o que é T&D na prática?
Confira a seguir:
Primeiro de tudo: o que é o Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT)?
O treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) é uma atividade organizada pela empresa e desenvolvida por gerentes de recursos humanos para criar ou melhorar as habilidades dos funcionários.
Através do Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT) é possível encontrar pontos em que a empresa pode melhorar, investindo na capacitação dos seus funcionários de forma que haverá retorno.
Essa abordagem é essencial e muito utilizada como planejamento estratégico em qualquer área da organização, incluindo todo o tipo de colaboradores em todas as funções.
O LNT pode ser aplicado para aprimorar os conhecimentos necessários em cada função e assim, estimular o crescimento de todos os integrantes da empresa.
Importante: diferenças entre treinamento e desenvolvimento
Por mais que pareçam ser a mesma coisa, treinamento e desenvolvimento são diferentes. Entenda mais.
O treinamento de funcionários é o processo de permitir que os funcionários aprendam, de forma teórica e prática, a execução de suas funções, o planejamento de mudanças e também adaptação a novas tecnologias.
O desenvolvimento é mais amplo e envolve a melhoria contínua dos ensinamentos anteriormente aplicados por meio de treinamentos, bem como o aprimoramento das competências de cada colaborador, incluindo o crescimento de cada pessoa em sua função.
Assim, enquanto os treinamentos visam a qualificação e o conhecimento, o desenvolvimento visa o colaborador individual como forma de melhoria contínua.
Qual a importância do Levantamento de Necessidade de Treinamento para os negócios?
Todo empresário deseja ter funcionários altamente qualificados dentro da sua empresa, mas nem todos estão dispostos a investir nisso.
Investir tempo e recursos financeiros em planejar o treinamento certo, para a pessoa certa, na hora certa, gera uma maior produtividade e consequentemente uma melhor lucratividade.
Com seus funcionários em constante evolução e ensino, sua empresa eleva o seu capital humano e atinge positivamente todos os aspectos do negócio.
Ao falar da necessidade de treinamentos, é imprescindível conhecer também os tipos de treinamentos (investimentos) e como eles podem ajudar no desenvolvimento do colaborador (resultados).
Confira a seguir:
Tipos de treinamento – Investimentos
- Reciclagem e atualização profissional
Isso acontece quando é perceptível que as habilidades de um funcionário estão fora de sintonia com as melhores práticas de mercado.
Por exemplo, se uma linha de produção agora é automatizada, os profissionais que costumavam utilizar processos manuais têm a necessidade de atualizar seus conhecimentos.
- Habilidades de gerência e supervisão
O ciclo natural de profissionais atuando como líderes de equipe, principalmente quando se trata de gestão e supervisão, acontece.
Portanto, observar os talentos internos e externos para o preenchimento dessas vagas é o ideal para a tomada de decisões, verificando requisitos imprescindíveis nas atitudes dos colaboradores e também, pontos a serem melhorados na gestão e supervisão vigente.
- Redução de gaps de competência
O termo gap vem do inglês, e significa vão ou lacuna, elas acontecem especialmente nas organizações geridas por competências. Aqui o mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes é constante.
Com a ajuda das famosas avaliações de desempenho, podemos encontrar o treinamento perfeito para preencher cada lacuna e diminuir os gaps de competência.
- Soft skills
Uma área em grande crescimento é a de treinamento de comportamento e atitude.
Este é o investimento perfeito para quando a gestão de pessoas busca melhorias no trabalho em equipe, diligência, comprometimento, resolução de problemas, criatividade e muito mais.
Resultados
- Integração e promoção de pessoas
A integração e promoção de pessoas acontece quando os candidatos são contratados ou os funcionários são promovidos, sinal de que os esforços foram bem investidos para alcançar funcionários capacitados e preparados para os desafios.
Aqui, inclui-se treinamentos focados em competências e no desenvolvimento de relacionamentos com a equipe.
- Carreira
A partir do momento que o setor de Recursos Humanos determina quais são as necessidades para que as pessoas possam passar de níveis mais baixos para cargos e salários mais altos e a empresa decide investir nos colaboradores, pode ser criado um plano de carreira, que garante benefícios para ambas as partes.
- Educação continuada
Principalmente em cargos técnicos, os profissionais precisam manter um padrão de aprendizado após a formação inicial e este é um dos grandes desejos que, através do correto levantamento de necessidade de treinamento, pode ser alcançado pela empresa e pelos colaboradores.
- Gestão da mudança
O trabalho é manter a organização suficientemente inovadora. Com a formação de profissionais, as empresas conseguem se adaptar aos novos cenários econômicos, sociais e tecnológicos.
Como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento da forma correta?
Investir em LNT proporciona muitos benefícios para o seu negócio, entre eles:
- Redução de gaps;
- Melhora dos indicadores de RH;
- Desenvolvimento de novos talentos;
- Fortalecimento da cultura organizacional.
[contact-form-7 id=”720″ title=”Newsletter RD Station”]
Para isso, conte com a expertise na definição das estratégias de consultoria de ponta a ponta da ReFrame, uma empresa especializada em soluções completas para ajudar a alcançar cada objetivo e fazer o melhor uso do seu tempo e recursos.
Clique aqui e entre em contato conosco para agendar uma reunião.
Conheça nossas redes sociais: