Veja a seguir o que é o learning analytics e quais são os seus principais benefícios.
As informações e os dados estão tomando conta do mundo. Atualmente, dados são utilizados em várias situações, desde a nossa experiência em sites, nas mídias sociais, ao ouvir música, assistir filmes e até mesmo nos processos internos das empresas.
Mas, você sabia que os recursos humanos podem se beneficiar (e muito) com esse conteúdo? Quando estamos falando de treinamentos, o learning analytics é uma ótima ferramenta.
Confira a seguir:
O que é o learning analytics?
O learning analytics pode ser definido como o uso de dados de aprendizagem para realizar análises do desempenho educacional e de aprendizagem. Seu objetivo é identificar possíveis falhas na aquisição do conhecimento pela pessoa e, a partir daí, sugerir melhorias tanto para o indivíduo quanto para o próprio ambiente de aprendizagem.
Como funciona?
Essa ferramenta coleta, mede, analisa e edita dados gerados por aqueles que estão no ambiente de avaliação. Por esse motivo, a análise de aprendizado usa big data, que consiste em conjuntos de dados coletados digitalmente e informações que devem ser interpretadas eletronicamente.
Com base nos dados que são adquiridos no ambiente de aprendizagem e avaliação, como enganos e acertos de um quiz, por exemplo, é possível identificar o número de vezes que revisam o mesmo conteúdo e o tempo lendo textos, redirecionar os temas e conteúdos para que o usuário tenha um melhor desempenho a seguir e consiga aperfeiçoar continuamente seus resultados e experiência.
Isso tudo é feito por meio de um programa alternativo adaptado às necessidades de quem está neste processo de aprendizagem.
A aplicação de dados detalhados de aprendizagem permite mensurar as notas individuais dos participantes e o desempenho geral de cada turma, analisando as aptidões básicas para a construção e aplicação dos conhecimentos, compreensão dos treinamentos, capacidade de escolher, interpretar e relacionar informações e sugerir soluções para o problema que está sendo abordado.
Ao saber em quais áreas estão os problemas, é possível trazer uma abordagem específica para sua situação e ajudar a melhorar o desempenho individual e do grupo.
Quais são os benefícios de implementar o learning analytics?
A adoção desta ferramenta proporciona diversos benefícios para as empresas. A análise individual e coletiva permitirá que o profissional de recursos humanos tenham uma visão micro e macro do desempenho do público-alvo da atividade.
Isso ajuda a equipe responsável a melhorar o processo de aprendizagem, vendo o que funciona, o que precisa ser aprimorado e identificando outras lacunas de aprendizado. Tudo é feito com dados confiáveis, o que fortalecerá as tomadas de decisões para melhorar todo o ciclo de aprendizagem, tornando-as mais assertivas.
Além disso, o participante pode receber um feedback veloz e até mesmo imediato sobre sua aprendizagem, permitindo que ele se dedique mais a tópicos que ainda não domina.
O instrutor também terá acesso a essas informações e poderá trabalhar com cada aluno ou funcionário em pontos específicos. O resultado é um ensino mais personalizado e assertivo, proporcionando mais resultados ao participante, que por sua vez irá envolvê-lo e motivá-lo a continuar aprendendo, reduzindo assim a taxa de abandono dos treinamentos.
O learning analytics é uma ótima ferramenta de otimização, presente em diversas estratégias empresariais, pois ajuda a identificar e solucionar lacunas de aprendizado que poderão ser aprimoradas e investir metodologias inovadoras que vão suprir os conhecimentos que não foram adquiridos.
Vantagens do learning analytics
O learning analytics, como mencionado anteriormente, é muito benéfico às instituições de ensino e empresas, veja detalhadamente quais são essas vantagens:
-
Dados confiáveis para apoiar a tomada de decisão
O primeiro benefício é que tanto quem participa, quanto quem aplica os treinamentos, não precisam depender apenas de opiniões.
Com o learning analytics os dados são concretos e confiáveis, coletados diretamente do ambiente virtual de aprendizagem.
Isso torna o processo de tomada de decisão muito mais fácil e eficiente. E quando falamos de decisões e atitudes orientadas por dados, eles geralmente guiam a instituição no caminho do sucesso.
-
Entendimento do comportamento do participante
O humor de um participante tem uma grande influência no desenvolvimento dos treinamentos. Quando não estão interessados ou não têm a motivação correta, muitas vezes, eles são incapazes de entender completamente o conteúdo em que estão trabalhando.
Com o learning analytics, os instrutores obtêm uma visão geral do interesse real dos participantes. Assim, eles podem investir em modelos de aprendizagem que recebam mais atenção e engajamento.
-
Identifica lacunas e dificuldades individuais
Da mesma forma que o learning analytics ajuda a entender o comportamento, ele ajuda a identificar problemas que podem emergir no processo de aprendizagem.
Com a aprendizagem a distância, por exemplo, pode surgir o medo ou o receio em procurar ajuda e tirar dúvidas. Consequentemente, é importante que sejam antecipadas algumas dificuldades.
Com as análises dos dados obtidos, é possível identificar essas lacunas e criar estratégias para preenchê-las.
-
Permite personalização de aprendizado
Essa é uma grande tendência dos últimos anos: aprendizagem personalizada. O objetivo é colocar aqueles que são treinados no centro de sua jornada de aprendizagem e, como resultado, eles ficarão muito mais comprometidos e motivados com os novos desafios.
-
Learning analytics na educação corporativa
O learning analytics, como você pode ver, pode ser utilizado tanto dentro de instituições de ensino, como também em aprendizagens empresariais.
Com muitas possibilidades, o impacto que o learning analytics tem na educação empresarial é enorme, isso porque, as informações coletadas por essa ferramenta são necessárias no processo de aprendizado dentro da empresa.
A análise de dados facilita o desenvolvimento de ações estratégicas, além do aprimoramento profissional correto, oferecido pelo departamento de recursos humanos.
Por exemplo, se após um treinamento foi identificado que determinada turma aprende mais na prática do que na teoria, os próximos treinamentos podem ter um foco maior em exemplos do dia a dia em que os participantes possam treinar e simular a ação e reação mediante os problemas, inclusive promovendo novas soluções.
Quer saber mais sobre o learning analytics?
Conheça mais sobre a metodologia da ReFrame.
[contact-form-7 id=”720″ title=”Newsletter RD Station”]