Entenda mais sobre o Learning Analytics a seguir: como a interpretação de dados pode ser usada para melhorar a aprendizagem e ajudar no crescimento profissional?
A análise de dados se tornou algo comum dentro das áreas de estudo, o que antes era algo exclusivo da economia se tornou um potencial para as demais áreas.
Na aprendizagem em geral, esse tipo de prática pode contribuir para identificar problemas e nortear a ação de gestores e profissionais.
Como funciona a análise de dados?
A análise de dados é baseada no conceito de Big Data, que consiste em analisar uma grande quantidade de dados coletados. Essa ideia pode ser dividida em quatro etapas:
- Coleta de dados: recolhimento de dados de diversas naturezas;
- Armazenamento: retenção segura dos dados e de forma organizada;
- Interações: cruzamentos dos dados e aplicações em estatísticas;
- Informação: possíveis conclusões a partir dos dados que se tornaram informação.
Quais os benefícios da análise de dados para a aprendizagem?
A análise de dados focada no processo de aprendizagem, também conhecida como learning analytics, é capaz de proporcionar diversos benefícios não apenas em instituições de ensino, mas em todos os lugares em que a aprendizagem está presente, inclusive em ambientes profissionais. Veja a seguir:
Análise de desempenho e eficiência de treinamentos em empresas e ambientes profissionais.
Com a análise de dados feita de forma correta e interpretada por especialistas, é possível saber se o treinamento foi eficaz e teve retorno, analisando os resultados de cada colaborador.
Com a análise de dados em mãos, conseguimos mapear quais são as dificuldades e destaques de cada colaborador para traçar um plano que seja eficaz em ajudar a lidar com as dificuldades.
Outro ponto interessante da learning analytics é que ao mesmo tempo que você monitora e mapeia o desempenho dos colaboradores, ele também monitora o desempenho da metodologia aplicada.
Um exemplo é que se um grupo de pessoas está com dificuldade e tendo resultados baixos, mesmo após a aplicação de um treinamento, pode ser um sinal de que o método que está sendo aplicado pode ser ineficaz.
Mapear problemas
Após a análise de dados, é possível ver o desempenho como um todo e encontrar alguns possíveis problemas.
Por meio do learning analytics conseguimos entender:
- Qual a porcentagem do desempenho de cada um?
- Quem está mais atrasado?
- Quem se desenvolveu melhor?
- Qual é a taxa de ausências de cada colaborador e o possível motivo para isso?
Como ler os dados e usá-los para crescer?
Entender como os dados funcionam e se relacionam pode ser complicado e requer estudo, mas depois de contabilizados e analisados, podem se transformar em informações valiosas que podem fortalecer estratégias internas.
Para conseguir interpretá-los é necessário compreender todo âmbito que ele está mapeando. A análise deles impacta diretamente em toda a eficiência dos processos.
Quem pode me ajudar com a captação de dados?
Agora que você entendeu como é importante coletar e analisar dados, saiba que a ReFrame é uma empresa que trabalha com esse tipo de serviço e vai além, por meio de análises de alta precisão junto ao seu time e liderança, define e orienta as ações de aprendizagem do início ao fim.
Conheça mais sobre a metodologia da ReFrame.
[contact-form-7 id=”720″ title=”Newsletter RD Station”]
Conheça nossas redes sociais: